Da Redação 24/11/2003 – 04h15 – O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, considera positivo e equilibrado o acordo sobre a Alca firmado em Miami nos Estados Unidos.
“É um acordo bastante abrangente e ambicioso em termos de documento, o que permite gerar grande expectativa com relação à Área de Livre Comércio da Américas (Alca), mais abrangente e equilibrada, priorizando compensações mútuas” afirma Rodrigues.
Segundo o ministro, as negociações efetivas devem ter início em fevereiro de 2004, durante um encontro em Puebla, no México. Ele destaca que no encontro de Miami ficou garantido que o novo projeto vai entrar em vigor em 2005, porém a abrangência efetiva da área comercial dependerá do que ocorrer daqui para a frente.
Conforme Rodrigues a polêmica em torno dos subsídios agrícolas não foi discutida devido a uma restrição dos Estados Unidos, que não podem debater assuntos internos ao setor agrícola, sem que antes haja uma definição pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O ministro garantiu que o Brasil e outros países querem que as compensações aos subsídios internos dos Estados Unidos sejam oferecidas no mesmo setor do agronegócio e não em outras áreas da economia.
“Isso significa que a compensação à manutenção dos subsídios internos norte-americanos será feita com acesso ao mercado de produtos agrícolas pelos países da Alca” garante.
Com informações da Agência Brasil.