Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Ministro da Agricultura viaja ao Japão para reverter embargo do país asiático a frango de SC e ES

Tóquio suspendeu as importações de produtos avícolas dos Estados após focos de gripe aviária em aves de criação de subsistência em Serra (ES) e Maracajá (SC)

Ministro da Agricultura viaja ao Japão para reverter embargo do país asiático a frango de SC e ES

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, publicou um vídeo em sua rede social no qual anunciou que irá “ajustar os protocolos de gripe aviária” durante sua visita ao Japão, acompanhado por uma comitiva composta por membros do ministério, parlamentares e empresários do agronegócio.

O grupo partiu na sexta-feira à noite para uma missão no continente asiático, que incluirá também visitas à Coreia do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Fávaro destacou a importância da missão, enfatizando que durante a estadia no Japão, o objetivo principal é discutir a suspensão temporária das compras de carne de frango e produtos avícolas do Espírito Santo e Santa Catarina. Essa medida foi tomada após o registro de focos de gripe aviária em aves de criação de subsistência em duas cidades desses estados.

O ministro ressaltou que o Brasil continua sendo um dos quatro países no mundo considerados livres da gripe aviária, e a visita representa uma oportunidade crucial para reforçar essa posição e resolver as questões relacionadas aos protocolos sanitários envolvendo a exportação de produtos avícolas para o Japão e outros países da região.

O embargo japonês contraria a orientação da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que só prevê suspensões de importações quando plantéis comerciais são afetados, o que não ocorreu no Brasil. Assim, o país segue com o status de livre da enfermidade perante a Omsa. Segundo a última atualização do Ministério da Agricultura, foram registrados 67 focos de gripe aviária no país, 65 em aves silvestres e dois em criação de subsistência.

Antes do Japão, de acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, a missão vai à Coreia do Sul. Na segunda-feira (24), Fávaro participa de reunião no Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais (Mafra) e no Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos (MFDS) do país, em Seoul. No dia seguinte, ele se encontra com os representantes do Export-Import Bank of Korea.

Depois da Coreia, a comitiva vai a Tóquio, onde o protocolo sanitário sobre a gripe aviária será discutido.
No Japão, Fávaro também participa de seminário empresarial no dia 27 de julho e se reúne com empresas de diferentes setores. Na sexta-feira (28), se reúne com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) e Ministério da Saúde, Trabalho e Bem- Estar (MHLW), segundo nota do Mapa.

No vídeo nas redes sociais, Favaro afirmou que a comitiva também irá apresentar as oportunidades de investimentos em pastagens degradadas no Brasil. “Visitaremos vários fundos internacionais para mostrar a capacidade e buscar a captação desses recursos”, disse.

Após a visita ao Japão, a comitiva vai para Riad, na Arábia Saudita, onde o ministro Fávaro se encontra com o ministro do Meio Ambiente, Água e Agricultura, e participará de reuniões com fundos de investimentos. No dia 31, a missão segue para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, também para reuniões com fundos de investimentos.