Redação SI 19/01/2004 – 06h25 – A revisão de cotas de exportação de carnes bovina, suína e de frango do Brasil para a Rússia e mudanças no sistema russo de tarifas para a importação de açúcar são os principais objetivos da missão brasileira, integrada pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que viajam para Moscou, acompanhados de representantes das cadeias produtivas do agronegócio.
Segundo o ministro Roberto Rodrigues, a missão representa “uma nova ofensiva para ampliar a participação dos produtos agropecuários brasileiros no mercado russo”. No encontro com os ministros da Agricultura, Alexei V. Gordeev, e de Negócios Estrangeiros, Igor Ivanov, previsto para terça-feira (20), Roberto Rodrigues e Luiz Fernando Furlan ressaltarão a preocupação do governo brasileiro com as cotas de importação de carnes adotadas pela Rússia.
Pelos critérios estabelecidos pelo governo russo, o Brasil terá que disputar com outros fornecedores internacionais cotas de exportação de 179,5 mil toneladas para carne suína (somente o ano passado o Brasil exportou 313,9 mil toneladas do produto para a Rússia, o equivalente a US$ 351,6 milhões), de 68 mil toneladas para frango e de 68 mil toneladas para carne bovina.