Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão argentina audita suinocultura gaúcha

<p>Uma missão do governo argentino deve chegar ao Rio Grande do Sul após o Carnaval.</p>

Redação (21/02/07) – Segundo a superintendência do Ministério da Agricultura (MAPA), o grupo está programado para visitar o Estado entre os dias 26 e 28 deste mês, mas não há confirmação das datas.

Os técnicos irão auditar o sistema de defesa sanitária animal brasileiro. A inspeção se limitará ao RS e a Santa Catarina, únicos estados autorizados a exportar carne suína para o país vizinho. A verificação inclui controle de trânsito, cadastro das propriedades, rede de laboratórios, entre outros.

No ano passado, conforme dados do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (SIPS), a Argentina importou 19 mil toneladas da carne do Brasil. O incremento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior garantiu ao país o posto de terceiro importador do produto nacional.

O secretário executivo do SIPS, Rogério Kerber, lembra que, em 2000, o país vizinho chegou a comprar 25 mil toneladas de carne suína brasileira, mas que os negócios sofreram forte reflexo da crise econômica que reduziu o poder aquisitivo dos argentinos.