Redação (25/08/2008)- O Rio Grande do Sul recebe a visita de uma missão chinesa dia 01 de setembro com vistas a habilitar indústrias para exportação de carne suína àquele país. A missão visitará a Cooperativa de Suinocultores de Encantado, a Doux Frangosul S/A Agro Avícola Industrial, de Caxias do Sul, a Alibem Comercial Alimentos Ltda, de Santa Rosa e a Avipal S/A Alimentos, de Lajeado.
A suinocultura é um segmento no qual o estado tem grande interesse, em função da quantidade e da qualidade de seus produtos, e do seu controle sanitário. Além disso, é um setor que tem todas as condições para aumentar os índices de produção e de produtividade, afirma o Superintendente Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor.
Caso as expectativas com a China se confirmem, como esperamos, a suinocultura do Rio Grande do Sul terá uma tarefa interessante para ser enfrentada. Todos conhecem o potencial de consumo do mercado chinês, explica o superintendente.
O crescimento das exportações de carne suína é mais uma das razões para plantar milho, avalia Signor. Alem disso, o Ministério da Agricultura continua apostando que a carne suína brasileira acessará também outros mercados, como o Japão e a União Européia, disse o dirigente, através da assessoria da SFA/RS.