Na próxima quinta-feira (29), uma missão técnica chinesa irá vistoriar o frigorífico da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel). De acordo com diretor superintendente da Cosuel, Carlos Alberto de Freitas, o objetivo é atestar os produtos Dália para abastecer o mercado chinês.
Técnicos da Aqsiq, órgão responsável pela defesa sanitária da China, chegaram ao Brasil neste domingo. Segundo Freitas, a avaliação é a primeira etapa nas negociações. “Posteriormente, vamos apresentar um trabalho técnico que comprove todo o controle de produção de suínos, em especial no que diz respeito ao uso de determinados medicamentos”, afirma.
Com um faturamento de R$ 505 milhões, a produção da Cosuel foi de 420 mil suínos em 2011. A expectativa é de que esse número aumente para 507 mil nesse ano. Na produção de elaborados, a previsão é de 28,5 mil toneladas para 2012, 5,4% a mais do que em 2011.
Além da Dália Alimentos, oito unidades exportadoras de frangos e duas de suínos serão visitadas. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, as três plantas de suínos vistoriadas deverão ser habilitadas.
Atualmente a China é quinta maior consumidora de carne suína do mundo, com 37,10 quilos per capita, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Em primeiro lugar está Hong Kong, mercado importador dos produtos Dália, com 68,60 quilos. As informações partem da assessoria de imprensa da Dália Alimentos.