Uma comitiva chinesa está no Brasil para visitar dois estabelecimentos produtores de carne de frango no Paraná e um no Rio Grande do Sul. A intenção dos auditores chineses é avaliar o serviço das plantas que tiveram a exportação suspensa, no ano passado, devido a problemas de certificação e possivelmente retomar o comércio.
De acordo com o diretor interino do Departamento de Inspeção e de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Leandro Feijó, a visita é positiva para o Brasil já que a China tem o interesse em voltar a importar a carne desses frigoríficos. “Os chineses estão bem otimistas em relação às correções. O motivo da suspensão foi de cunho burocrático. Quanto às questões higiênico-sanitárias serão verificados nos estabelecimentos os controles microbiológicos e de resíduos e contaminantes”, ressaltou.
A missão teve inicio nesta segunda-feira, 16 de dezembro, com reunião na Secretaria de Defesa Agropecuária e estará no País até sexta-feira (20). Durante o encontro com autoridades do Mapa, os técnicos chineses puderam aprofundar os conhecimentos sobre as ações do Sistema de Defesa Agropecuária promovidas pela Pasta.