Devido ao enorme sucesso em 2010, o Programa de Capacitação Total da Suinocultura (PCT) voltou em 2011. E para iniciar o primeiro módulo, cujo tema foi “Missão de Gerenciar”, quem apoiou a Associação dos Criadores de Suínos do DF (DFSuin) foi a Nutrifarms, empresa de nutrição animal, que contou com a participação do consultor em Gestão e Liderança Aníbal Coelho para ministrar a palestra.
O encontro que aconteceu no PAD-DF na última sexta-feira, 26/02, movimentou cerca de 40 pessoas, entre funcionários de granjas e interessados no setor. Como o tema proposto foi um pouco diferente do habitual, o formato da apresentação também o foi. Para ilustrar situações em que o trabalho em equipe e a habilidade de se tomar decisões efetivas são necessários, Aníbal usou recursos como dinâmicas de grupo e testes de auto-avaliação que, segundo o consultor, são extremamente importantes, pois o indivíduo consegue valorizar suas qualidades e identificar suas falhas, sendo que é preciso que essa seja uma prática corriqueira na vida do trabalhador, permitindo seu constante desenvolvimento profissional.
Além da seara técnica, Aníbal colocou que, surpreendentemente, as condições emocionais de um funcionário podem interferir diretamente no potencial produtivo dos animais, uma vez que eles percebem diferenças e oscilações de humor e ,assim como os humanos, sentem e são afetados por esses sentimentos. Por isso é tão importante o autoconhecimento, pois a partir do momento em que o indivíduo se conhece, ele sabe lidar com suas limitações e suas inseguranças, fazendo com que isso não interfira no seu ofício.
Fora os quesitos intrapessoais, o consultor elucidou sobre o relacionamento interpessoal, ou seja, o relacionamento com os demais colegas de profissão, sugerindo um exercício onde deveriam se formar grupos com o intuito de planejar um projeto em equipe, que no caso era uma torre, com a sua posterior execução. Para estimular a competitividade, o palestrante definiu que o maior monumento seria o vencedor. Porém, os objetivos principais eram avaliar as habilidades de liderança e a habilidade de criar soluções para desafios em grupo.
Para o produtor Laurentino Fernandes a experiência foi muito positiva. “Eu espero que as pessoas tenham uma compreensão maior de suas atitudes, seus acertos, seus erros, que elas consigam se avaliar melhor e transformar isso em um ensinamento para o dia-dia da granja.”, disse entusiasmado. “A dinâmica é muito estimulante, fomenta a busca por novos conteúdos”, continuou o produtor.
O sucesso do minicurso foi inquestionável, o semblante dos participantes ao receberem seus certificados era de completa aprovação. Porém, para que o evento fosse possível foi necessária uma estrutura de trabalho proativa eficiente, sendo assim, é preciso enaltecer o valor das parcerias. Concordando com isso, Marco Aurélio, da Nutrifarms afirma: “As parcerias são essenciais, porque a forma de viabilizar a reciclagem, em termos de conhecimento, é através desse minicursos e palestras, que só são possíveis devido a essa união entre empresas amigas em prol de um objetivo comum: capacitar”.