A missão sanitária da Rússia virá ao Brasil entre outubro e novembro visitará abatedouros do Paraná, informou hoje a Secretaria de Agricultura do Estado. Desde 2011, Rússia mantém um embargo às importações de carnes do Paraná. O embargo à carne do Paraná também atinge Bielorússia e Cazaquistão, que fazem parte da União Aduaneira.
De acordo com a Secretaria de Agricultura paranaense, as negociações para a visita dos técnicos russos foram conduzidas pelo secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, que participou de uma feira de alimentos na Rússia na semana passad.
“A vinda de técnicos daqueles países nos próximos meses ao Paraná para visitar e inspecionar instal ações de produção e abate é mais um importante passo para que possamos retomar as exportações para aquela região”, disse Ortigara, em comunicado.
No encontro com o diretor geral do Serviço de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Federaçã o da Rússia, Sergey Dankvert, Ortigara se comprometeu a “agilizar” as informações pedidas pela União Aduaneira, como garantir a ausência do uso do promotor de crescimento ractopamina na produção de suínos e bovinos. A Rússia proíbe o uso do produto.