A multinacional Monsanto, maior produtora mundial de sementes, vai aumentar “mais agressivamente” os preços de sua nova semente transgênica de soja, resistente ao herbicida Roundup Ready, do que o de outros novos produtos de seu portfólio. A justificativa da companhia para a decisão é que os consumidores já estão habituados com a tecnologia.
As sementes Roundup Ready 2 Yield serão vendidas por um valor 40% superior do que a versão original do insumo, lançado há 13 anos, de acordo com o diretor da área de tecnologia da empresa, Robert Fraley. A rentabilidade da nova semente será de 7% a 11% superior à da versão original da Roundup Ready, segundo a Monsanto. O plantio, que será realizado a partir do próximo ano, ocorrerá inicialmente em uma área de 3,2 milhões de hectares, ainda de acordo com projeções da companhia.
No pacote de lançamentos de novas sementes transgênicas está a SmartStax, de milho, desenvolvida em conjunto com a Dow Chemical. A nova semente, que estará disponível ao mercado em 2010, é resistente a insetos e herbicidas. Até 2020, a receita anual com os dois lançamentos será de US$ 500 milhões, acredita a Monsanto.