A americana Monsanto, uma das maiores produtoras de sementes e defensivos do mundo, encerrou seu exercício 2009, em 31 de agosto, com vendas líquidas de US$ 11,724 bilhões, 3,2% mais que em 2008, e lucro líquido de US$ 2,109 bilhões, aumento de 4,2% em igual comparação.
O lucro anual aumentou apesar do prejuízo líquido de US$ 233 milhões no quarto trimestre do ano fiscal – houve perda de US$ 172 milhões no mesmo período de 2008 -, quando as vendas líquidas recuaram 8,9%, para US$ 1,879 bilhão, segundo balanço divulgado.
Apesar do desempenho positivo no acumulado do exercício, a multinacional está reduzindo em 8% seu quadro total de funcionários para se enquadrar em um mercado de maior concorrência de defensivos genéricos, sobretudo chineses. Mas baratos, os genéricos conquistam cada vez mais agricultores, inclusive no Brasil. Mesmo assim a companhia manteve sua projeção de lucros para 2010.
No mercado brasileiro, a Monsanto realçou que sua participação de mercado de sementes híbridas de milho subiu para 41%, enquanto no algodão houve queda para 17%. (Com Bloomberg)