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Mudanças nos portos

<p>Novo equilíbrio de forças do comando dos portos brasileiros. </p><p></p>

Redação (05/09/2008)- Afora potencial fator de regionalização, analistas apontam o decreto 6.551, que aumenta em mais 2 os membros dos Conselhos de Administração das Docas, ambos indicados pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP) –  um representando trabalhadores e outro a classe empresarial – como um forte componente que modificará o equilíbrio de forças do comando dos portos brasileiros. 

Poder maior

Já é grande a disputa dos grupos empresariais e de trabalhadores para fazer a indicação dos respectivos representantes nos órgãos máximos das administrações portuárias, os Consads, que, dentre outras atribuições, aprova abertura de concorrências, homologa contratos, define planos de investimentos, aprova política de recursos humanos, enfim, é responsável por tudo de realmente importante nas administrações portuárias. A diretoria é quase mera executora dos planos do Consad.

Ilegalidade

O Ministério Público recebeu denúncia de ilegalidade no edital da concorrência de obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) publicado pela Codesp num dos últimos atos do ex-presidente Bella Filho e que contempla obras da avenida perimetral no Guarujá, cuja abertura dos envelopes está marcada para o dia 9, mas poderá ser impedida.

Raposa no galinheiro

O atual presidente do Conselho Fiscal do Porto de Santos que se cuide: o ex-presidente Bella Filho da Codesp quer derrubá-lo e ocupar o seu lugar, para poder aprovar as contas dos 10 meses de trapalhadas que fez à frente do maior porto do País, até ser demitido no mês passado.

PAC da SEP

Por falar em PAC, os quatro projetos do programa que mais receberam recursos da União em agosto foram de responsabilidade da Secretaria Especial de Portos (SEP). A recuperação do berço 201 do Porto de São Francisco do Sul (SC) recebeu R$ 118,2 milhões. Destaque também para a recuperação dos berços 101 e 102 do Porto de Itaquí (MA) e a ampliação de molhes do canal de acesso ao Porto de Rio Grande (RS).

Contrato viável

Os armazéns arrendados à Cirne e Salmac no Porto de Santos já receberam investimentos de R$ 25 milhões em processo adequado à Lei 8.630, e a Codesp já arrecadou quatro vezes do que arrecadava. A previsão para este ano é de 1 milhão de toneladas que vai desafogar as espera dos navios em Santos e Paranaguá, eliminando parte da demurrage que em 2007 chegou a US$ 40 milhões.

Lula em Suape

Nesta sexta-feira (5), no porto de Suape (PE), o presidente Lula dá início oficialmente ao corte de chapas de aço no Estaleiro Atlântico Sul visando a construção dos 49 navios encomendados pelo governo no Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro.

O navio é nosso

A ameaça do Rio de Janeiro perder obras importantes do programa de reaparelhamento da frota da Transpetro levou metalúrgicos e petroleiros, do Rio, Niterói e Angra dos Reis, para a porta da Petrobras, na Avenida Chile, no Centro do Rio, nesta quinta-feira (4). O protesto visou, entre outras coisas, recuperar a construção, no Rio de Janeiro, dos nove navios que foram encomendados ao consórcio Rio Naval, mas o local foi considerado insuficiente pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Sai porto, entra estaleiro

O governo do Estado do Rio negocia com a Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ uma área contígua ao Porto de Itaguaí para a construção de um novo estaleiro. A área será licitada entre empresas interessadas nas encomendas de navios e plataformas da Petrobras previstas para os próximos anos. A idéia do governo carioca é manter no Estado os nove navios contratados pela Transpetro junto ao consórcio Rio Naval. Azar dos importadores e exportadores.

Concessão patrocinada

Estudo de viabilidade de parcerias em obras no Porto de Luis Correia foi entregue ao governador Wellington Dias (PT), que quer implantar, no Piauí, o sistema de concessão patrocinada. Quem sabe assim o governo consiga fazer o porto zarpar.

Coisa de doido

Embora avaliado pelo próprio governo Lula como parte da solução para baixar custos da produção agrícola, o fim da cobrança de 25% do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre as matérias-primas usadas na fabricação de fertilizantes e agrotóxicos acabou sendo rejeitado pelos deputados da base aliada ao Planalto.

O triplo

O fim do adicional ao frete é uma das principais reivindicações do setor rural nos últimos anos. O superintendente-técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Ricardo Cotta disse: "É um dos maiores absurdos de sobrepreço porque taxa qualquer produto a ser importado com fretes internacionais triplicados".

Bunge na mira

Representantes do sindicato dos caminhoneiros da Argentina bloquearam esta semana mais um terminal da Bunge, no porto de Inginiero White, em Bahía Blanca. O grupo deu início aos protestos por ajustes nos preços pagos pela indústria à categoria há uma semana, quando paralisaram a movimentação desta indústria no porto General, em San Martín.

Contêineres por barcaça

A armadora francesa CMA CGM iniciou mês passado um serviço de transporte de contêineres por barcaças ligando Porto Velho a Manaus. Inicialmente os contêineres estão carregados de madeira industrializada para exportação, mas há estudos para iniciar o transporte de carnes e algodão pela mesma rota.

Parabéns Paranaguá

A estrutura dos terminais, a agilidade, a qualidade das operações e a condição do Porto de Paranaguá como porto público foram destacadas por empresários de diversos setores durante a Escola de Governo desta terça-feira (2), realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Solução anti-nepotismo

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, assumirá a Secretaria Estadual dos Transportes no lugar de Rogério Tizzot, nomeado secretário especial de Assuntos Rodoviários. A manobra é uma flagrante chicana na nova medida anti-nepotismo adotada pelo Brasil, que proíbe a nomeação de parentes, como o de Requião na APPA.