Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mundo deverá sofrer nova crise em 2030

Segundo cientista, os responsáveis serão o aumento populacional e a consequente escassez de alimentos, energia e água potável.

Redação (23/03/2009)-  Uma "tempestade perfeita" nos aguarda em 2030, alerta o conselheiro-chefe científico do governo britânico, John Beddington. O responsável, segundo ele, será o aumento populacional e a consequente escassez de alimentos, energia e água potável.

A previsão é que o planeta esteja habitado por cerca de 8,3 bilhões de pessoas daqui a duas décadas, conforme Beddington dirá nesta quinta-feira na conferência de Desenvolvimento Sustentável do Reino Unido, em Londres. Essa expansão populacional deverá fazer com que a demanda por alimentos e energia salte 50% e a de água, 30%.

A nova crise, apesar de se comparar à atual em proporção, não deverá  representar um colapso completo, segundo Beddington. "Mas as coisas começarão a ficar bem preocupantes se não combatermos esses problemas", avalia. "Não podemos ser complacentes. Só porque os altos preços caíram não significa que podemos relaxar".

Para o conselheiro científico, uma possível saída para o problema seria melhorar a produtividade agrícola global, que perde entre 30% e 40% de suas safras em decorrência de pestes e doenças.  "Precisamos falar sobre isso. Precisamos de mais plantas resistentes a doenças e pestes e melhores práticas, melhores processos de colheita". De acordo com Beddington, plantas geneticamente modificadas também seriam parte da solução.