O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, coordenou a primeira reunião do Comitê Estratégico do Agronegócio, lançado nesta segunda-feira, 23 de julho, em Brasília. No encontro, foram apresentados a sistemática de funcionamento do Comitê e o Plano de Ações Estratégicas do Mapa 2012/ 2014, e também foram discutidas as linhas de atuação e ações prioritárias para os próximos dois anos. Os participantes do evento receberam cópia do Plano que será debatido na próxima reunião, a ser realizada em 45 dias em local ainda a ser definido. Ao final, os membros fizeram uso da palavra e saudaram a iniciativa do ministro para o fortalecimento do agronegócio nacional.
“É muito importante termos um instrumento como o Comitê para auxiliar no crescimento da agricultura brasileira. Pessoas competentes que lidam com o setor diariamente farão parte das discussões. O grupo nos ajudará no aferimento dos resultados, na implementação do Plano Agrícola e Pecuário ou mesmo na condução de programas estratégicos para o ministério e para o governo”, ressaltou Mendes Ribeiro Filho.
Além dos 15 integrantes já divulgados no Diário Oficial da União do dia 20 de julho, o Comitê também será composto por dois integrantes que ainda serão indicados pelo Senado Federal e terá limite máximo de até 20 representantes. O grupo se reunirá, em Brasília, pelo menos duas vezes ao ano, com o objetivo de definir prioridades na formulação das políticas agrícolas, contribuir na fixação de diretrizes, indicadores e metas de desempenho do agronegócio e suas respectivas cadeias produtivas. O Comitê ainda avaliará e acompanhará as ações governamentais aplicadas ao desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio nacional. Poderão ocorrer encontros extraordinários por convocação do seu presidente ou por solicitação subscrita de dois terços dos integrantes.
Confira quem esteve presente na primeira reunião do Comitê Estratégico do Agronegócio:
– Alysson Paulinelli (Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho – Abramilho e ex-ministro da Agricultura (1974 a 1979);
– Cesário Ramalho da Silva (Presidente da Sociedade Rural Brasileira – SRB);
– Deputado Federal, Edinho Araújo (PMDB/SP); indicado pela Câmara Federal;
– Deputado Homero Pereira – PSD/MT – (Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA)
– Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG)
– Márcio Lopes de Freitas (Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras OCB, Márcio Lopes de Freitas)
– Marcus Vinicius Pratini de Moraes (Membro do Conselho de Administração da JBS Friboi e ex- ministro da Agricultura – 1999 a 2002)
– Roberto Rodrigues (Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas – FGV e ex-ministro da Agricultura – 2003 a 2006)
– Senador Waldemir Moka – PMDB/MS (Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop