Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Na Rússia, gripe aviária atinge produção avícola comercial

<p>A presença do vírus da Influenza Aviária foi diagnosticada em uma granja comercial, supostamente de frangos, localizada na região de Stavropol, sul da Rússia.</p>

Redação AI (10/03/06)- De acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti, a presença do vírus da Influenza Aviária foi diagnosticada em uma granja comercial, supostamente de frangos, localizada na região de Stavropol, sul da Rússia. Na última quarta-feira, 8 de março , mais de 70 mil aves morreram nessa granja, informou nota divulgada pelo Ministério da Agricultura russo.

De acordo com um técnico do serviço veterinário federal, a granja afetada é a Boslovskoye, uma das grandes empresas avícolas da região, cujo plantel é estimado em cerca de 100 mil aves. Ali, as primeiras ocorrências de mortalidade elevada indício de que o problema era sério começaram a ser constatadas no início de março. Efetuadas as necessárias análises, confirmou-se a presença do H5N1 na granja.

Conforme a RIA Novosti, em 1 de março último havia registro da presença do vírus da Influenza Aviária em pelo menos sete repúblicas autônomas do sul da Rússia (em Kabardino-Balkaria, no Daguistão, na Chechênia, na Calmíquia e na Adigea) e em dois territórios russos (Krasnodar e Stavropol).

Desde julho de 2005, mais de 1,3 milhão de aves morreram ou foram submetidas a sacrifício nos três sucessivos surtos de Influenza Aviária que atingiram a região.