Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Política

"Não somos colônia dos franceses”, disse Fávaro

"Não somos colônia dos franceses”, disse Fávaro

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, elogiou a decisão de frigoríficos brasileiros de suspenderem o fornecimento de carne para a rede Carrefour no Brasil. Em entrevista, Fávaro afirmou: “Fiquei muito feliz com essa atitude. As empresas brasileiras que fornecem carne para a França também fornecem aqui. Se não podem vender para o Carrefour francês, também não venderão ao Carrefour brasileiro”.

O ministro destacou que a medida foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que demonstrou apoio. “Parabenizei e apoiei a decisão das empresas. O presidente Lula tomou conhecimento e aprovou a iniciativa. Trata-se de uma questão de soberania. Eles se comportam como se fossem superiores”, comentou.

Atualmente, a França responde por apenas 0,5% das exportações brasileiras de proteína animal. “Não podemos aceitar sermos tratados como colônia”, acrescentou.

Contexto

Na última quarta-feira (22/11), fontes do setor de carnes no Brasil informaram que grandes frigoríficos iniciaram a suspensão do fornecimento de produtos ao Carrefour e suas marcas afiliadas, como o Atacadão, no mercado brasileiro. A decisão foi motivada por declarações de Alexander Bompard, CEO global do Carrefour, que anunciou o fim da comercialização de carnes provenientes de países do Mercosul nos supermercados franceses, em apoio aos produtores locais que temem os impactos do acordo entre Mercosul e União Europeia.

Sobre o tema, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), também se posicionou. “Essa atitude do Carrefour é mais uma tentativa de agradar os franceses, que buscam atender os interesses de seus produtores rurais, mas nem isso conseguem”, declarou.