Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Nova entidade deve reunir associações de exportadores de aves e suínos

Membros de Ubabef e Abipecs vão votar, na segunda-feira, criação da Associação Brasileira de Proteína animal.

Nova entidade deve reunir associações de exportadores de aves e suínos

Os associados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) vão votar, na segunda-feira, a criação da Associação Brasileira de Proteína Animal.

Cada entidade fará sua assembleia para dissolver as associações hoje existentes e para aderir à nova. Nos dois casos, são necessários 67% dos votos para aprovar a dissolução e a adesão à Associação Brasileira de Proteína Animal, que vai tratar dos interesses dos setores de aves, suínos e também ovos.

Tanto a extinção das associações como a criação da nova entidade já foram aprovadas pelos conselhos de Ubabef e Abipecs e agora têm de ser aprovadas pelas empresas associadas nas duas assembleias.

Francisco Turra, atual presidente da Ubabef, deverá presidir a nova associação. Ricardo Santin, hoje diretor de mercados da Ubabef, deve ser o vice-presidente de aves, e Rui Vargas, atual presidente da Abipecs, deve ser o vice-presidente de suínos.

A nova entidade deve ter 131 empresas associadas, considerando as que já são ligadas atualmente à Ubabef e à Abipecs. Segundo Turra, o potencial é chegar a 150. A Associação Brasileira de Proteína Animal deve ter orçamento total anual de R$ 12 milhões.

“Pela participação democrática na construção da nova entidade, temos convicção de que ambos os setores serão fortalecidos. Mantendo cada um sua identidade, estabelece-se uma sinergia importante, especialmente na abertura de novos mercados e no fortalecimento político e institucional dos setores”, disse Turra.

Pela proposta, a maioria dos membros dos conselhos atuais de Ubabef e Abipecs será mantida. Além disso, os conselheiros terão paridade de votos, para que haja equilíbrio de forças entre grandes e pequenos associados. Os estudos para a unificação das duas entidades começaram há dois anos.