Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PAP

Novo Plano Safra: O que muda para o setor avícola?

<p>Situação dos integrados permanece. Para independentes, limite de adiantamento de custeio foi aumentado.</p>

Após apresentação do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010, a União Brasileira de Avicultura (UBA), através de seu presidente Ariel Mendes, divulgou comunicado de agradecimento. O documento esclareceu o que realmente muda para o setor avícola.

Segundo informações repassadas pelo MAPA, nada muda para o produtor integrado. Os limites continuam os mesmos, seja para custeio ou para quem queira modernizar a propriedade utilizando recursos do Moderagro (programa de investimentos do BNDES). A única mudança para o setor, mas que, de qualquer maneira, é de grande importância, é o aumento do limite de adiantamento de custeio por produtor independente. Agora, ele chega a R$ 250 mil.

“Embora as mudanças diretas sejam poucas, vale ressaltar que os impactos indiretos podem ser bastante valiosos”, afirma Mendes em seu comunicado. “A começar, pelos recursos para a produção de milho e soja, nossos tão valiosos insumos, o limite por produtor poderá chegar a R$ 600 mil, 9,1% a mais que na safra anterior”.

Para a UBA, estes são anúncios importantes, que melhoram a autoconfiança do agronegócio nacional. “Nossa expectativa agora é que estes realmente cheguem aos produtores, evitando a problemática vista neste início do ano. A curva do gráfico da economia internacional demonstra retomar o ritmo ascendente. Esperamos que as instituições financeiras enxerguem isto, e permitam que os recursos cheguem a quem precisa”, finalizou Mendes.

Conheça, também, os detalhes do PAP 2009-2010. Clique aqui.