Redação AI 12/12/2003 – 05h40 – Nos onze primeiros meses deste ano, o Brasil ampliou suas vendas para a maioria das regiões que constituem seus clientes mais tradicionais, além de conquistar vinte novos mercados, elevando para 120 o número de países que degustam o frango brasileiro.
Os embarques de frango para o Oriente Médio, principal mercado comprador do Brasil, somaram 545.248 toneladas, com incremento de 21% em comparação com o período de janeiro a novembro de 2002, quando o volume atingiu 449.335 toneladas. As divisas obtidas foram de US$ 445,847 milhões em divisas, em um aumento de 34% em comparação com 2002.
Os resultados apresentados pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (Abef) destacam a performance nas vendas para a Arábia Saudita, que cresceram 12% em volume e 25% em receita. No total foram enviados àquele país 259.379 toneladas com faturamento de US$ 218, 277 milhões. Para os Emirados Árabes, os incrementos forma de 29% (volume) e 41% (divisas) nos primeiros onze meses de 2003.
No caso da Ásia, as exportações cresceram 27% em volume, chegando a 424.396 toneladas, e 20% em divisas, que somaram US$ 373,386 milhões. Nesta região houve um crescimento expressivo, superior a 40%, nas vendas para Hong Kong e Cingapura, tanto em volume quanto em receita.
Os embarques para a África também tiveram um crescimento acentuado, com 100.858 toneladas (aumento de 51%) e US$ 48 milhões em divisas (incremento de 61%), onde o destaque ficou por conta da performance nas vendas para a África do Sul: 68% de aumento nos embarques e 107% na receita.