O crescimento da economia brasileira, o aumento do poder de compra dos brasileiros e a ascensão de uma nova classe média no País vêm mudando os hábitos de consumo da população. Mais: vem forjando um novo tipo de consumidor. Trata-se de um sujeito mais exigente, que busca qualidade de vida, que além de consumir mais, quer fazê-lo melhor. “Com o aumento da renda, a nova classe média brasileira quer ter acesso a produtos melhores e mais diversificados”, diz o sociólogo Bolívar Lamounier.
Segundo ele, esse novo perfil trará implicações irreversíveis para as empresas produtoras de alimentos em geral, entre elas as de carne suína. “O consumidor está cada vez mais interessado em saber como o alimento é produzido, se ele é saudável, se sua produção respeita o meio ambiente etc.”, afirma.
Para Lamounier, questões como sanidade, segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e bem-estar animal tendem a ficar cada vez mais importantes para os consumidores brasileiros. “Por tudo isso será decisivo para o setor suinícola trabalhar bem a imagem do produto”, afirma o sociólogo.