Abre a copa do lado do campo do futeboL. E como é esse adversário, a Croácia, no campo do agronegócio? Adversário ou potencial cliente? A Croácia é um pequeno país, uma das repúblicas da ex-Iugoslávia. Tem apenas 2 milhões, seiscentos e noventa e cinco mil hectares para a agropecuária, com 41% aráveis e o restante para pastoreio.
Se você gosta da série Games of Throne, tem uma bela visão da beleza do país Croata. São 450 mil propriedades rurais, e quase 70% delas menores do que 2 hectares. Produzem trigo, vinho, milho, carne de frango, hortaliças e frutas. Consomem muita carne de porco, e respondem por 78% do abastecimento interno. E aí está uma oportunidade de gol para o Brasil. Entrar via Croácia nos mercados da Europa, com a carne suína de Santa Catarina. A Cooperativa Aurora está num processo de negociação com frigoríficos da Croácia. O PIB croata é de cerca de US$ 70 bilhões, com a moeda Kuna.
Fora do campo do futebol, o Brasil é um país 150 vezes maior em território, e tem 50 vezes mais população. E na balança comercial, estamos ganhando de goleada. Exportamos quase US$ 200 milhões ao ano, e importamos menos de R$ 10 milhões. Vendemos café, açúcar, farelo de soja, frango, carne bovina, e o embaixador croata, Drago Stambuk, acrescenta que o porto de Reika, no Adriático, pode ser um ótimo canal de entrada para o Brasil na Europa.
Esperamos que a capital Zagreb receba carne de porco e mais produtos brasileiros, que o turismo na Croácia, que parte de uma população fixa de quase 5 milhões de habitantes para uma flutuante de mais de 11 milhões, continue um imenso sucesso, mas que no campo do futebol, a copa continue nossa. No futebol adversário, no campo do agronegócio, cliente e potencial estratégico muito importante para o Brasil.
José Luiz Tejon é publicitário, jornalista, autor e co-autor de 28 livros, como “O Voo do cisne” e “O Código da Superação”. É presidente da TCA Internacional, com parcerias na Europa, Estados Unidos, China e Israel.