Redação (11/03/2009)- Relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as práticas comerciais do Brasil levantou suspeita quanto às linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Elas não cumpririam as regras da entidade de comércio mundial. Confirmada a suspeita, o Brasil poderá sofrer sanções comerciais que agravarão ainda mais os efeitos da crise mundial.
Barreiras
Para a OMC, as linhas do BNDES para as exportações carregariam o compromisso de embarque de produtos com conteúdo nacional equivalente a, pelo menos, 60% de seu valor, como contrapartida. E os créditos seriam concedidos a taxas de juros consideravelmente inferiores às de mercado e, em alguns casos, sujeitos a critérios de conteúdo nacional.
Biruta
Objeto de uma licitação confusa ganha pela empreiteira OAS – uma das patrocinadoras do filme do presidente Lula – a construção da avenida perimetral do Porto de Santos, sem projeto definitivo, vai sendo ao sabor dos ventos, durante o correr das obras. Isso poderá aumentar os preços via aditamentos.
Lanterninha
Pedro Jacyr Bongiolo, presidente do Grupo Maggi, o maior exportador brasileiro de soja, está descontente com a logística nacional para escoamento de seus produtos, assim como para acessar os portos. Em entrevista ao PortoGente, Bongiolo diz que o Brasil não ocupa lugar edificante entre 19 países da América Latina em termos de infraestrutura hidroviária e ferroviária. Ficamos em 10º no quesito hidrovia e em 12º em ferrovias.
Contramão
O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o professor e economista Marcio Pochmann, faz uma revelação surpreendente à reportagem do PortoGente. Enquanto todos debitam na “conta” da crise financeira mundial, ele levanta outras razões para a tuburlência econômica brasileira: a desaceleração industrial por conta do impacto, tardio, da elevação dos juros e o alto estoque das indústrias.
Sangue bom
“Tal pai, tal filho”, mas no Paraná o ditado é “tal irmão, tal irmão”. Os irmãos Requião protagonizaram cenas de elogio explícito, na semana passada, em dia de inauguração de equipamentos modernos no Porto de Paranaguá. O governador Roberto Requião homenageou o seu irmão Eduardo Requião, que chefiou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), durante os últimos seis anos. Para ele, o porto é o mais moderno, organizado e ágil do País por conta da administração do seu irmão.
Oposição
Surgiu um endereço na Internet fazendo uma aposta diferente. A pergunta é: “se fosse uma aposta, você apostaria que a Secretaria Especial de Portos…: vai conseguir cumprir o prazo para reconstrução do Porto de Itajaí ou não vai conseguir cumprir o prazo?” Por enquanto, a segunda alternativa constava com um voto; e a primeira com nenhum voto.
Inferno astral
Depois do estudo da CEGN. Depois do pronunciamento do ministro Pedro Brito. Agora é a agência de notícias do Globo, G1, que traz notícia sobre a praticagem. É sobre o cancelamento, mais uma vez, de concurso para prático, realizado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha. A agência explica que o “prático assessora os comandantes de navios nacionais e estrangeiros, sendo responsável pelas manobras realizadas em portos brasileiros. A remuneração é variável e pode superar R$ 100 mil mensais”.
Dor de cotovelo
O etanol brasileiro está em campanha. Quer tirar a “pecha”, alcunhada por setores internacionais rivais (como os Estados Unidos), de politicamente incorreto. Por isso, está em curso, no mundo, uma campanha para mostrar que o etanol feito de cana-de-açúcar não causa escravidão, superinflação do preço dos alimentos e não destrói a Floresta Amazônica. Quem faz a campanha é a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica). Em reportagem neste PortoGente, Eduardo Leão de Sousa, diretor-executivo da Unica, fala que muita mentira se criou contra o combustível alternativo brasileiro.
Ex-fada
Apesar dos fortes laços com o deputado Valdemar Costa Neto, todo-poderoso dos portos no primeiro mandato Lula, o dono da Tecnolimp – empresa que executa a coleta e o destino final do lixo do Porto de Santos – dificilmente conseguirá prorrogar o contrato desses serviços, cujo prazo termina este ano. É que os preços estão elevadíssimos e as condições contratadas são incompatíveis com o mercado.
Vermelho
Quem esteve no encontro do PSB, realizado, neste final de semana, em São Vicente (SP), foi o empresário Paulo Skaf, o todo-poderoso presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). E com discurso de oposição, o que não é novidade, voltou a criticar severamente o Governo Federal por não baixar os juros de 12,75% para 8% e, bem ao estilo político, desconversou sobre uma possível candidatura sua ao governo do Estado pela bandeira do partido socialista.
Desvio de função
A nomeação do político Tarquínio Neto como mandachuva do Cenep do Porto de Santos, por indicação do petista deputado Fausto Figueira, já começou mal: o titular anda dando declarações de que o Cenep – criado para treinar mão-de-obra – agora vai intermediar relações avulso x operadores, como se já não existissem instâncias competentes para isso.
Mais um Centro
O Porto de Itajaí criará o Instituto de Formação e Ensino Portuário (Ifeport) para firmar parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet-SC), já nesse primeiro semestre de 2009. A idéia é oferecer cursos de capacitação para os trabalhadores portuários a partir de abril.
Escala Imbituba
A Aliança Navegação e Logística passa, neste mês de março, a atender o mercado do Sul de Santa Catarina com escalas semanais (às segundas-feiras) no Porto de Imbituba. Serão dois navios – Flamengo e Copacabana – com capacidade para 1400 TEUs cada, ligando o porto com os mercados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Maceió e Sergipe.
Bicho pegou
O Sindicato dos Portuários do Estado do Pará recebeu documento de mais de 60 empregados da Companhia Docas do Pará e associados do Sindicato insatisfeitos com a Administração do Sindiporto, exigindo o agendamento de Assembléia Extraordinária. Os associados – assim parece – acham que o presidente daquele sindicato estaria se tornando um braço da diretoria da CDP e contra seus associados.
No frio
A Portonave – Terminais Portuários Navegantes, de Santa Catarina, pretende chegar à movimentação mensal de 80 mil toneladas de frango e cortes no segundo trimestre deste ano. Para isso, capacitará 70 trabalhadores e contratará mais 30 para operar no terminal Iceport, sob uma temperatura de 23 graus abaixo de zero
Decisão adiada
Foi adiada a audiência que seria realizada semana passada no Tribunal de Justiça do Trabalho, para julgar um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Estivadores (Setemrj) para resolver o caso da vinculação de avulsos no Rio de Janeiro. Reunião entre as partes foi marcada para o dia 10 deste mês. Caso não eles não cheguem a um acordo até o dia 17, um novo julgamento será agendado para o dia 19 de março.
Logística
Será dia 23 de março a Jornada de Logística e Supply Chain Management da Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), para discutir temas no estado da arte desta área de conhecimento, como: sustentabilidade, otimização de operações logísticas e o o planejamento da infra-estrutura logística no Brasil e em empresas brasileiras. Inscrições gratuitas site www.sistemas.logisticos.poli.usp.br/eventos.asp.
Na Confoto
O concurso fotográfico ‘O porto que eu amo’ deste PortoGente está sendo divulgado pela Confederação Brasileira de Fotografia. As inscrições vão até 22 de maio e devem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Barba de molho
O grupo dinamarquês de transporte e energia A.P. Moller-Maersk, que abriga a líder mundial em transporte de contêineres, a Maersk Line, lucrou US$ 3,5 bilhões líquidos em 2008, acima dos US$ 3,4 bilhões previstos. Já para 2009, a gigante vislumbra incertezas diante da queda dos fretes e volumes transportados.
Contra corrente
No início do mês, a empresa de navegação CMA CGM anunciou para vigorar a partir de 1º de abril o aumento do preço dos seus fretes nas rotas: Ásia e Europa, Ásia e Mar Mediterrâneo, Índia/Paquistão e Europa e Ásia e América do Sul. A empresa e suas parceiras vão fundir suas rotações complementares (SEAS I e SEAS II) reduzindo a movimentação em 35%.
Eco-Euros
De 12 a 15 deste mês, a Câmara Brasil-Alemanha promove a 1ª Feira de Tecnologias Sustentáveis Brasil-Alemanha (Ecogerma), em parceria com a Embaixada da Alemanha no Brasil e o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. Empresas alemãs estão estudando novas oportunidades de negócios no Brasil no campo de tecnologias sustentáveis