Da Redação 22/08/2005 – De acordo com a revista Guia Exame 2005, especial Agronegócio – parte integrante da edição 849 -, um terço das 500 maiores empresas do Brasil atua com negócios ligados ao campo. São 144 companhias incluídas no ranking de vendas da edição Maiores e Melhores deste ano, que contam com atividades nos segmentos de bebidas, fumo, alimentos, fertilizantes, defensivos, máquinas, madeira, celulose, borracha, entre outros. Empresas que fazem parte de um setor que, em 2004, gerou produção de R$ 534 bilhões, 33% do PIB nacional.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), o PIB do agronegócio é calculado pela soma dos PIBs agropecuário, industrial de processamento e de distribuição.
Entre os produtos do agronegócio nacional, de acordo com a reportagem da revista, as culturas que mais crescem em faturamento no Brasil em 2005 são: mamona (alta de 75%), batata (25%), café beneficiado (19%) e carne suína (13%).
Quem gera a riqueza
O PIB brasileiro do agronegócio atingiu R$ 534 bilhões em 2004. Veja a participação de cada grupo:
Insumos e bens de produção 11%
(sementes, fertilizantes, rações, defensivos, produtos veterinários, máquinas e implementos).
Produção agropecuária 26%
(produção animal, lavouras permanentes, lavouras temporárias, horticultura, silvicultura e extração vegetal).
Processamento e transformação 31%
(alimentos, bebidas, têxteis e vestuário, madeira, álcool, papel, fumo e óleos e essências).
Distribuição e consumo 32%
(restaurantes e hotéis, bares e padarias, fast food e self service, supermercados, comércio atacadista e exportação).