Em uma operação inédita no Brasil, 1.093 caixas Ovos Mantiqueira produzidos em Primavera do Leste, no Mato Grosso, partiram rumo a São Paulo de trem. No início deste mês de agosto, o primeiro contêiner desembarcou em Sumaré (SP), numa operação realizada pela Brado Logística.
Segundo Murilo Pinto, diretor comercial e logística do Grupo Mantiqueira, “o objetivo desta operação é reduzir custos operacionais e ser ainda mais sustentáveis, ao diversificar para uma opção de transporte que emite menos CO2 na atmosfera e tem impacto positivo no meio ambiente. Estamos apostando na estratégia de transporte multimodal, baseado em caminhões, navios e trens”.
O diretor comenta também que o investimento para o transporte ferroviário é mais baixo que os demais, mas não poderá substituir a operação rodoviária e sim complementá-la. O projeto é o início de uma experiência que o Grupo pretende dar continuidade, transportando cargas ainda maiores, com mais segurança e frequência.
“Nossa primeira carga inaugural foi de 1.093 caixas entre os terminais de Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP) e vamos aumentar gradualmente. Com um transit time diferenciado, a carga foi colocada em um único contêiner de 40 pés, com os produtos já embalados em bandejas que foram para as gôndolas de supermercados paulistas”, aponta Murilo.