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Exportação

Ovos para o mundo

Produtores discutem abertura do mercado para exportação de ovos. Produto rende US$ 30 milhões por ano para o País.

Ovos para o mundo

Produtores e empresários começaram a discutir, na última sexta, dia 6, na serra gaúcha, a abertura de mercado para a exportação de ovos. De acordo com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), o envio do produto para o exterior rende US$ 30 milhões por ano para o Brasil.

João Carlos Müller é diretor de uma empresa que há seis anos vende ovos para países da África e do Oriente Médio. Ele diz a conquista de mercado não é nada fácil. “Hoje, você chegar num país novo querendo vender ovos exige uma tramitação muito grande entre governos, entre ministérios. Sozinho, independente, como empresa, é muito difícil. Então, através de uma associação com força política, a gente poderia conseguir entrar nesses países”.

Representantes da União Brasileira de Avicultura apresentaram o projeto para aumentar as exportações pedindo atenção para o que exige o mercado internacional e as boas práticas na produção de ovos. “O nosso produto ovo precisa de um bom trabalho de controle de sanidade. A gente se preocupa muito. É um grupo agora que está se juntando de uma forma mais sólida, mas isso não acontecia no passado. Assim como nós temos na avicultura a nossa classificação sanitária, é muito importante que as poedeiras também tenham este controle para não trazer um problema, porque um problema deles é um problema nosso”, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Luiz Fernando Ross.

As exportações de ovos atingiram quase 16 mil toneladas de janeiro a junho no primeiro semestre. Houve uma redução de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas a meta é triplicar as vendas até 2012. “A carne de aves chegou em 154 mercados porque tem uma marca, já é uma grife no mundo. O ovo brasileiro pode ter a mesma grife, seguir o mesmo caminho. Lá fora, nós não abrimos espaço ainda. Há todo um processo de certificação para a gente fazer e chegar. Estamos muito focados nos países árabes. Temos lá fora um campo para crescer muito com a exportação de ovos e, aqui dentro, para aumentar a média de consumo, que é óbvio, vai aumentar rapidamente”, afirma o presidente da Ubabef, Frâncico Turra.