Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Pagamento do Garantia-Safra termina nesta quinta-feira

O pagamento das duas parcelas deve ser retirado até quinta-feira (30), na Caixa Econômica.

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para o pagamento de duas (R$220) das cinco parcelas do seguro Garantia-Safra. As próximas parcelas serão pagas nos últimos dez dias dos meses de maio, junho e julho, exceto aos sábados, domingos e feriados.  Juntas, elas somarão R$ 550, valor total do Garantia-Safra. Tem direito a receber o seguro quem aderiu ao Programa e teve perda da produção na Safra 2007/2008.

Para receber o seguro, o agricultor familiar deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do seu Cartão Cidadão e conferir com a data correspondente no calendário de pagamento divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Na data definida, o beneficiário deve procurar uma agência da CEF ou correspondente bancário (casas lotéricas, postos de atendimentos em farmácias e supermercados, entre outros) e, de posse doCartão Cidadão, efeturar o saque. Caso não haja agência nem correspondente bancário onde mora, o agricultor familiar deve procurar a agência vinculada da Caixa no município mais próximo à sua residência.

Quem não possui o Cartão Cidadão pode efeturar o saque utilizando documento de identificação com foto. Para isso, é necessário procurar uma agência da CEF, a Prefeitura ou o escritório da Empresa de Extensão Rural (Emater). Neste locais o agricultor será informado dos procedimentos para sacar o seguro.

Garantia-Safra

O Programa Garantia-Safra é um seguro de renda para os agricultores familiares de municípios do Semiárido que registraram perda de pelo menos 50% da produção esperada.  Para participar, é preciso ser agricultor familiar do Semiárido, nos moldes do Programa Nacional de Fortalecimento da AgriculturaFamiliar (Pronaf), ter renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio e cultivar área não-irrigada (entre 0,6 e 10 hectares) com arroz, algodão, feijão, mandioca e milho.

Em 2008, cerca de 560 mil agricultores familiares do Semiárido aderiram ao Programa. Além dos estados do Nordeste, o Garantia-Safra também beneficia agricultores dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais.