Redação (23/10/2008)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse nesta quinta-feira (23) que projeções feitas por técnicos da pasta indicam que em dez anos o Brasil deve responder por 70% do mercado mundial de carnes. As exportações brasileiras de carnes, em 2007, chegaram a U$ 11,295 bilhões, perdendo apenas para soja e derivados (U$ 11,381 bilhões) como produto de maior importância na balança comercial do agronegócio.
Stephanes destacou que as projeções não se fundamentam em “cenários futuros”, mas em metodologias baseadas em uma série histórica que engloba os últimos 30 anos.
Ao se referir à crise financeira internacional, o ministro disse que "é mais fácil prever o que vai acontecer daqui a dez anos do que o que vai acontecer no próximo ano".
Stephanes participou pela manhã, ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do lançamento do programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia, que prevê investimentos de R$ 120 milhões, ao longo de três anos, em projetos de pesquisa para as ações na área de defesa agropecuária.