A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, anunciou ontem (26) que o Paraná irá receber mais R$ 7 milhões até o final do ano para o orçamento do programa de agricultura familiar. Desde o início do projeto já foram investidos R$ 28,8 milhões no Estado. O dinheiro será usado para a aquisição de alimentos de pequenos produtores locais. A comida é utilizada nas refeições de escolas públicas e em projetos sociais, como os restaurantes populares.
Segundo a ministra, o projeto compra produtos de aproximadamente 11 mil agricultores do Paraná. O trabalho faz parte da implantação do sistema de segurança alimentar no Estado, que garante incentivo aos agricultores e alimento para as escolas e restaurantes populares. Em média, 70% dos alimentos das escolas públicas são comprados de pequenos agricultores.
No anúncio do investimento, realizado ontem durante a “Escolinha de Governo”, no Museu Oscar Niemeyer, a ministra não citou a candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, mas rasgou elogios ao presidente Lula. No entanto, negou que o repasse de verba tenha sido realizado em caráter eleitoral.