Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acordo

Parceria agrícola

Brasil e Índia definem parceria no desenvolvimento rural, com foco na produção de alimentos e agricultura familiar.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, esteve reunido nesta terça-feira, 13, com o ministro de Desenvolvimento Rural da Índia, C.P. Joshi, na primeira das três reuniões bilaterais previstas para acontecer em Nova Delhi, paralelas à Conferência “Dinâmicas da transformação rural nas economias emergentes”. Cassel se reunirá também com os ministros da África do Sul e da China, como parte da política externa brasileira de articulação e coordenação dos países emergentes. Os quatro países são grandes produtores e consumidores de alimentos e detém 40% da população rural do planeta.

Cassel e C.P. Joshi destacaram a importância estratégica da produção de alimentos, da segurança alimentar e do desenvolvimento rural para o desenvolvimento dos seus países e para o comércio internacional. A partir do reconhecimento da repercussão internacional das decisões destes países os ministro acordaram uma agenda de trabalho prioritária. Esta agenda envolve uma ação coordenada nos fóruns internacionais, e a intensificação das relações bilaterais na construção de redes de proteção social e de desenvolvimento econômico.

Joshi mostrou-se muito interessado na experiência brasileira de produção de alimentos e de políticas para a agricultura familiar. Destacou, ainda, que um dos seus principais desafios é garantir a criação de empregos no meio rural. A Índia conta com um grande programa de emprego para os trabalhadores rurais. O programa beneficia 150 milhões de agricultores com trabalho garantido pelo Estado durante 100 dias por ano, no período que sofrem com o desemprego sazonal.

Cassel enfatizou o potencial da agricultura familiar para gerar ocupações permanentes para este setor. No Brasil ela responde por 74% do total das ocupações rurais.A capacidade do Brasil e da Índia implementarem políticas de desenvolvimento decorre da existência de estruturas governamentais específicas para este setor.

Esta reunião bilateral dá seqüência à primeira reunião dos ministros de agricultura e desenvolvimento dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), realizada no início deste mês em Moscou, em cumprimento à Declaração Final da Cúpula do BRIC ocorrida em 2009 na cidade de Kcaterimburg, também na Rússia.

A programação da missão prossegue nesta quarta-feira, 14, com o início da Conferência “Dinâmicas da transformação rural nas economias emergentes”.