O grupo russo Sodrugestvo e a Cooperativa dos Agricultores de Orlândia (Carol) confirmaram ontem a criação de uma joint venture que colocará no mercado a Carol-Sodru S/A. O anúncio ocorre pouco mais de um mês após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado a conclusão do negócio.
Pelo acordo, a Sodrugestvo terá uma participação de 55% na nova empresa e fará um investimento de R$ 200 milhões logo no primeiro ano de operação. A expectativa, no entanto, é que ao longo dos próximos anos o grupo russo adquira o restante das ações da empresa, que será presidida por Fernando Lauria.
Com o negócio, a nova empresa deve originar 3 milhões de toneladas de soja até 2015 e atuar na região centro-norte do Brasil. “Dois anos atrás, decidimos desenvolver nossa presença no Brasil tanto para a originação e processamento de soja e outras commodities e para conseguir acesso a um dos mercados mais dinâmicos do mundo”, disse em nota Stephane Frappat, presidente do Sodrugestvo.
A nova empresa nasce com uma unidade de processamento de soja com capacidade diária de 1,25 mil toneladas, 14 silos e 31 centros de distribuição de fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas. As operação está distribuída nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Tocantins.