No acumulado de janeiro a setembro, o Paraná registrou o maior faturamento nas exportações nacionais de carne de frango, totalizando U$$ 1.616.900,792, valor que representa 27,23% do montante nacional. Na sequência, Santa Catarina fechou os nove primeiros meses do ano com faturamento de U$$ 1.602.301,521 e, em seguida, o Rio Grande do Sul chegou a U$$ 1.080.571.230.
Em relação ao volume, o Paraná exportou nesse mesmo período 830 mil toneladas de carne de frango contra 684 mil toneladas de Santa Catarina e 536 mil do Rio Grande Do Sul. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, a liderança nacional representa a consolidação de um trabalho de longo prazo da avicultura paranaense com investimentos em tecnologia, bem-estar animal e sanidade.
“Desde 2000 o Paraná já é o maior produtor brasileiro. Ano passado conseguimos consolidar a liderança em volume nas exportações de carne de frango, agora avançamos no faturamento. Estamos sempre buscando inovações que ampliem nossos resultados positivos”, afirma.
Martins comenta também para continuar crescendo nas exportações o Paraná estuda novas oportunidades no exterior. . “Estamos posicionados firmemente nos mercados em que atuamos e na abertura de novos mercados, como o México, auxiliará o crescimento das vendas”, avalia Martins.
Abates chegam a 1 bilhão de cabeças
Em setembro, a avicultura paranaense registrou o patamar de 1,08 bilhão de cabeças abatidas no acumulado janeiro-setembro, representado crescimento de 2,68% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram abatidas 1,05 bilhão de cabeças.