Da Redação 04/11/2004 – O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores agropecuários paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado – perdeu fôlego e fechou outubro com variação positiva de 0,15%, com queda de 0,62 ponto percentual sobre setembro.
Conforme Nelson Batista Martin, diretor do IEA, a perda de fôlego aconteceu no fim do mês, e os sinais para novembro são de nova alta moderada. Ainda pesa, para isso, a entressafra de grãos e do boi gordo. Com o resultado de outubro, a variação acumulada do IPR nos dez primeiros meses do ano chegou a 3,08%, abaixo de índices inflacionários como o IGP-M (5,25% no período) e o IPC-Fipe (5,25%, segundo cálculo do IEA).
No mês passado, Martin destacou as altas dos preços pagos aos produtores de laranja (8,13%) e de cana-de-açúcar (3,13%), ambas influenciadas por valorizações das cotações no mercado internacional. Na média mensal acumulada, os produtos de origem vegetal subiram 0,15% em outubro.
No grupo de produtos de origem animal – que, em média, registrou valorização de 0,14% em outubro -, o destaque foi a alta do boi gordo (2,02%), em consequência do período de entressafra do produto. Nelson Martin observa que, para o boi, a tendência é de mercado firme, até porque a recente estiagem fará com que a oferta de boi de pasto entre no mercado apenas em janeiro.
Ver mais em www.iea.sp.gov.br