Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Peru em foco

Exportação mineira de carne de peru mostra evolução. Receita cresceu 163% em janeiro, segundo levantamento do MDIC.

Peru em foco

As exportações mineiras de carne de peru, em janeiro de 2010, apresentaram números positivos depois de um longo período de retração causado pela crise econômica mundial. Os dados fazem parte de um levantamento do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram organizados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais.

As vendas de carne de peru em pedaços e miudezas congeladas, preparações alimentícias e conservas de peru tiveram um aumento da receita da ordem 163% no primeiro mês deste ano em relação ao mesmo período de 2009. A cifra alcançada foi de US$ 7,1 milhões enquanto o valor registrado no ano anterior foi de US$ 2,7 milhões.

Já o volume exportado teve crescimento de 33,3%. Em janeiro de 2010, foram embarcadas 2,4 mil toneladas na comparação com o volume de 1,8 mil toneladas registrado no mesmo período do ano passado. O principal destino das exportações mineiras de carne de peru é a Holanda. Em seguida aparecem na lista Rússia, Congo, Alemanha e Gabão.

Para o superintendente João Ricardo Albanez, esses dados apontam para a possível retomada de preços remuneradores do mercado internacional da carne de peru. Ele observa que as exportações dessa carne por Minas Gerais, no período analisado, obtiveram percentuais de aumento da receita acima dos percentuais de elevação do volume embarcado. “No ano passado as exportações de carne de peru por Minas Gerais e pelo Brasil tiveram queda de receita por causa dos preços reprimidos desde a eclosão da crise econômica mundial, no segundo semestre de 2008”, assinala Albanez.

De acordo com a superintendente da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Marília Martha Ferreira, o primeiro levantamento das exportações mineiras de peru neste ano é bastante expressivo e revela a força de um segmento do agronegócio avícola estadual que até agora não teve referência específica nas estatísticas. “Os dados de janeiro indicam boas perspectivas para a comercialização internacional da carne de peru produzida no Estado, acrescenta a superintendente. “Acreditamos que, superados reflexos da crise econômica mundial, o cenário vai continuar favorável à retomada de números superiores aos registrados em 2009.” As informações são de assessoria de imprensa.