O Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) esteve representado através do coordenador, Wolmir de Souza, da secretária executiva, Walesca Echevenguá, e do sócio da Top Carnes, Dilnei Echevenguá, na reunião do Comitê Gestor do projeto de Elaboração de Norma para Certificação da Produção Integrada de Suínos. O encontro ocorreu nesta semana em Curitiba, no Paraná.
O objetivo do comitê é elaborar uma norma técnica específica para certificar a cadeia da carne suína produzida no Brasil, tornando-a mais competitiva e adequada às exigências do mercado internacional. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que convocou os pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para apresentar uma proposta de elaboração de norma técnica para a produção integrada de suínos.
O INCS apresentou à coordenadora do Projeto, Carmem Neuza Cortada, ainda em setembro, o interesse em participar do projeto, tendo em vista que o trabalho que o INCS vem realizando em toda a cadeia suinícola pode acrescentar muito ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo Tecpar.
A visão da Tecpar
A coordenadora do Projeto Produção Integrada para Carne Suína (PI Suínos) Carmem Neusa Martins Cortada, disse que ficou impressionada com o trabalho do INCS. “Como eles trabalham com toda a cadeia produtiva até o mercado e consumidor, e nós diretamente com os produtores, com certeza termos muito a acrescentar”, diz. O grupo de trabalho é formado por representantes de empresas públicas e privadas como Embrapa Suínos e Aves e Associação Paranaense de Suinocultores (APS).