O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) esteve presente no IV Sintagro-Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio, realizado na cidade de Mogi das Cruzes/SP, mais conhecida como “cinturão verde” da grande São Paulo. A feira promove um ciclo de palestras e apresentação de trabalhos sobre o agronegócio explorado nas pequenas e médias propriedades agrícolas. O evento, que aconteceu entre os dias 18 a 20 de outubro, recebeu diversos acadêmicos da área de ciências agrárias e veterinárias, tecnólogos em agronegócio e demais áreas afins, empresários, profissionais e pesquisadores da área do agronegócio de todo o Brasil.
O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser, abordou a importância da suinocultura no agronegócio brasileiro. O diretor destacou o crescimento da suinocultura no país e a forma saudável e lucrativa que o suíno é produzido hoje, dando oportunidades e gerando grandes negócios no setor. “O objetivo da palestra foi apresentar a estes estudantes as oportunidades do setor suinícola e as expectativas para o futuro da suinocultura. Acredito que a ação tenha contribuído para que eles soubessem o quanto o mercado do agronegócio pode se versátil”, diz.
Com o tema “Valoração agropecuária e empreendedorismo nas pequenas e médias propriedades”, o evento trouxe palestrantes que levaram ao conhecimento dos profissionais presentes as oportunidades de negócios e desafios para algumas cadeias agropecuárias exploradas de forma intensiva, de alto valor agregado, altamente diversificado e focado no desenvolvimento sustentável. Além de esclarecer junto à sociedade a sua importante contribuição na melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros.
Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, o encontro foi uma oportunidade de levar ao conhecimento de profissionais altamente qualificados a importância da suinocultura para o agronegócio nacional e seu espaço dentro do mercado interno brasileiro. “Cada vez mais precisamos conscientizar os profissionais relacionados ao setor de agronegócio sobre a nossa posição no mercado e as possibilidades que temos ao inserir a carne suína na mesa do brasileiro”, encerra.