Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

PNDS avança com ações em mais uma região de Minas Gerais

Grande polo produtor de suínos, o centro-oeste do estado terá atuação a partir de março.

PNDS avança com ações em mais uma região de Minas Gerais

O estado que capacitou mais de 900 profissionais nas áreas de produção, indústria e comercialização em 2011, começa efetivamente suas ações no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e inclui mais um polo de atuação. Em 2012, as atividades executadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) em parceria com Sebrae/MG, serão estendidas para uma terceira região no estado. 

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a extensão do PNDS no estado é animadora. “A abertura de novos empreendimentos em Minas é a constatação de que o produtor, indústria e varejo estão aderindo ao projeto, trabalhando em prol do mesmo e contribuindo financeiramente para o benefício de toda a cadeia” explicou o presidente.

Assim como nos dois outros projetos existentes nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Zona da Mata, os parceiros da região Centro-Oeste irão contribuir financeiramente com as atividades do PNDS, fazendo com ganhe força e seja possível investir ainda mais nas atividades programadas para a região.

Os trabalhos serão iniciados em março, junto da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran); Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas Gerais (Cooperoeste); Cooperativa dos Suinocultores Paraminenses (Cosuipam); ABC Supermercados, Adeel Alimentos e Arapé Agroindústria. “Com esse trabalho, os participantes da cadeia suinícola desta região terão a oportunidade de conhecerem mais a respeito do cooperativismo e assim perceberem a importância da união do setor” explicou Lisiane Marinho, coordenadora do Sebrae/MG na região centro-oeste.

Ao longo do ano de 2012 a região contará com consultorias industriais, estudos de viabilidade de negócios, palestras a respeito da saudabilidade da carne suína, ações para inserção do produto em refeições coletivas, capacitação de açougueiros e cantineiras, festivais gastronômicos, distribuição de material, diversos cursos na área de produção, ações no varejo, entre outros. “Temos uma expectativa muito positiva para a região Centro-Oeste. Já existe um cenário e os atores envolvidos estão muito felizes com a realização do projeto nesta região” disse João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg.

As cidades atendidas pelo projeto serão: Pará de Minas, Itaúna, Divinópolis, Nova Serrana, Bom Despacho e Formiga atingindo uma área com cerca de 600 mil habitantes.

Apoio reforçado

Durante a reunião os presentes também conheceram as ações já realizadas no estado, via PNDS e tiveram o apoio reforçado pelos parceiros Sebrae/MG e Senar/MG para ações no estado em 2012. Segundo Fernando Ataíde Machado, gestor do PNDS pelo Sebrae/MG, o projeto vem cumprindo com seus objetivos e deve ser estendido.  Nesse ano trabalharemos os três pólos com ações nos elos de acordo com a especificidade e momento de cada um deles.

Além disso, neste ano, o foco da entidade estadual é ampliar a capacitação dos suinocultores por meio do Programa de Qualificação Profissional em Suinocultura, que é realizado em parceria com o Senar/MG. “Estamos satisfeitos em dar prosseguimento na parceria e para esse ano estimamos 20 turmas, com investimento de cerca de 180 mil reais nas ações voltadas ao produtor de suínos” comentou o coordenador da Formação Profissional Rural do Senar, Ronilson Araújo Paiva. As turmas iniciarão a partir de abril nos pólos participantes do PNDS em Minas.

Com 14 munícipios atendidos e mais de 30 ações realizadas em 2011, a expectativa é elevar os números de capacitados e também de penetração do PNDS no estado. Para o vice-presidente da Asemg e conselheiro da ABCS, José Arnaldo Cardoso Penna, as atividades desenvolvidas pelo PNDS em Minas nos últimos anos têm proporcionado crescimento e amadurecimento à cadeia suinícola no estado. “Tenho certeza que ainda temos muito a fazer e que os resultados serão cada vez melhores”, encerrou.