Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

PNDS no RS

Estado inicia seu segundo ano dentro do projeto e prevê novas ações visando o aumento do consumo de carne suína.

PNDS no RS

Durante o ano de 2010, várias ações visando atingir diferentes nichos de mercado foram desenvolvidas no Rio Grande do Sul, sendo estas integrantes do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que no Estado está sendo realizado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e Sebrae/RS. O objetivo do projeto é aumentar o consumo da carne suína, no país, em 2kg per capita em um prazo de três anos.

Agora, com um ano inteiro pela frente, novas ações começam a ser planejadas. Na última terça (22 de março) estiveram reunidos no Sebrae em Porto Alegre integrantes da Acsurs, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do própria Sebrae.

Entre algumas das ações que devem ser realizadas em 2011, destaca-se a oficina de carne suína no estande do SEBRAE durante a Expointer, ação já realizada em 2010, que divulgou a carne suína para um grande público, principalmente em função do “aquário” criado para as demonstrações culinárias e de cortes, onde os profissionais atuavam separados do público (por um vidro), para manter a limpeza e higiene nas preparações. 

Também na Expointer, há a possibilidade de realizar uma ação no Restaurante da Acsurs, a qual também buscará conscientizar os consumidores para o sabor e as propriedades benéficas para a saúde humana, provenientes da carne suína, além da praticidade no seu preparo. Outra ação que poderá ocorrer é a participação do PNDS na Expoagas, visando uma maior aproximação com os supermercados gaúchos, sendo este considerado um dos principais nichos de mercado do PNDS.

Já no mercado das agroindústrias regionais, foi identificada como uma possível ação a ser realizada a capacitação destas com o objetivo de oferecerem novos cortes para o consumidor, visando também desta maneira, incentivar o consumo da carne suína. “A maneira como a carne suína é apresentada em gôndolas de supermercados, bem como os cortes que são apresentados aos consumidores, já foram diagnosticados, em pesquisas realizadas pela ABCS, como um dos entraves pelo baixo consumo da mesma no Brasil” afirma o Presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador.

Outra ação que poderá ser realizada é na Expobento 2011 em junho, tendo em vista o crescimento da feira e o grande público consumidor de carne suína residente na Serra Gaúcha. Nessa linha, também deverá ser realizada uma ação durante a Suinofest, que é realizada anualmente em Encantado, no Vale do Taquari.

Segundo o Diretor Executivo da ABCS, Fabiano Coser, “para a ABCS a expectativa com o PNDS no RS é muito grande, principalmente que em 2011 estão confirmadas 14 ações no plano de trabalho e dentre elas destacamos as campanhas em supermercados de Passo Fundo e Porto Alegre, os treinamentos nas áreas de produção e indústria, e a participação nas principais feiras do estado. A ABCS aguarda com expectativa o início das ações do PNDS no RS”.

Também participaram da reunião a Coordenadora do PNDS, Livia Machado, o Gerente do Setorial Agronegócio do Sebrae RS, João Paulo Kessler, o Conselheiro Técnico da ABCS, Cléo Fernando Colombo Barbiero, além do Diretor Executivo do PNDS no RS Rodrigo Rizzo e das colaboradoras do Sebrae RS Maria Eni e Miriam da Silva.