Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Porto de Paranaguá concentra a exportação de carne congelada

Nos dois primeiros meses do ano foram exportadas 257 mil toneladas de carne suína, bovina e de frango.

Redação (7/4/2009) – A exportação de carne congelada está se concentrando no Porto de Paranaguá, no Paraná. O movimento aumentou significativamente depois que a enchente, no fim do ano passado, destruiu parte do Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

Dentro dos containeres há toneladas de carnes congeladas que vão para países como a China, o Japão e a Rússia. Nunca a movimentação do produto foi tão grande no Porto de Paranaguá.

Nos dois primeiros meses deste ano 257 mil toneladas de carne de frango, de boi e de porco foram exportadas. Sessenta e cinco mil toneladas a mais do que no ano passado. Hoje, o porto é considerado o maior exportador de congelados do país.

Além dos investimentos em infra-estrutura, a tragédia em Santa Catarina, no fim do ano passado, fez com que várias operações fossem transferidas do Porto de Itajaí para o terminal paranaense, o que acabou aumentando em 20% o volume de trabalho.

Para manter a liderança o porto pretende construir um terminal exclusivo para congelados. A estrutura vai resolver o problema de armazenagem, enfrentado hoje, e aumentar a capacidade de embarque.

Segundo a superintendência de Paranaguá, além dos problemas em Itajaí, houve redução nas exportações de carne congelada pelo Porto de Santos, em São Paulo, o que também contribuiu para o aumento das atividades no Paraná.