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Logística

Portos do Paraná alcançam novo recorde de movimentação em fevereiro

Portos do Paraná alcançam novo recorde de movimentação em fevereiro

Os portos de Antonina e Paranaguá, administrados pela empresa pública Portos do Paraná, registraram um novo recorde histórico de movimentação em fevereiro de 2024, com um total de 5.350.437 toneladas de cargas circulando pelas instalações.

Este número representa um aumento de 5% em comparação com o mesmo mês em 2022, quando foram movimentadas 5.075.118 toneladas, e um crescimento de 8% em relação a fevereiro de 2023, que teve uma movimentação de 4.578.808 toneladas.

O destaque nas exportações ficou por conta da soja e do açúcar. A soja teve um impressionante crescimento de 172% em sua movimentação, saltando de 453.595 toneladas em fevereiro de 2023 para 1.235.113 toneladas no mesmo mês de 2024.

O açúcar, por sua vez, apresentou um aumento de 123%, indo de 222.452 toneladas para 496.978 toneladas. Derivados de petróleo e trigo também foram produtos com desempenho significativo nas exportações.

Nas importações, que totalizaram 2.204.244 toneladas, os fertilizantes lideraram o volume de cargas, com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, de 803.594 toneladas para 924.712 toneladas.

A Portos do Paraná destaca-se como o principal porto de entrada para fertilizantes no Brasil, responsável por 31,6% da movimentação nacional. A importação de óleos vegetais, sal e trigo também registrou aumentos significativos.

Combinando os resultados de janeiro e fevereiro, o primeiro bimestre de 2024 apresentou um aumento de 19% na movimentação geral, alcançando 10,4 milhões de toneladas contra 8,7 milhões no mesmo período de 2023.

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, expressou otimismo quanto à manutenção do ritmo elevado de movimentação para o primeiro semestre.

Este início de ano vem após um 2023 de recordes para a Portos do Paraná, com uma movimentação anual que atingiu 65 milhões de toneladas, volume inicialmente projetado para ser alcançado somente em 2040.

A China permanece como o principal destino para as exportações que saem dos portos paranaenses, consolidando a importância estratégica dessas instalações para o comércio exterior brasileiro.