Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado externo

Portugal está a um passo exportar carne de porco para a China

Agora é chegada a vez de Portugal também poder ver aberta mais esta porta, que em muito ajudará a equilibrar o setor da suinicultura.

Portugal está a um passo exportar carne de porco para a China

Foto: Reprodução / OJE

Portugal está a um passo de poder começar a exportar carne de porco para a China, tanto em fresco como processada, de acordo com as declarações do vice-ministro chinês da Agricultura, Bi Meijia, numa visita de trabalho à Fábrica da Sicasal. em Vila Franca do Rosário, Mafra.

Esta notícia foi recebida com muito agrado junto das organizações de suinicultores e também dos industriais do setor. A China já importa da Espanha, mas de Portugal tudo ainda está dependente dos pareceres técnicos das autoridades sanitárias chinesas.

O ministro chinês classificou de “sistema de gestão muito completa, com muitos bons produtos” toda a gama de produção que teve oportunidade de ver na fábrica Sicasal, esperando que a curto prazo o mercado chinês possa consumir produtos portugueses.

Desde que a China adotou a legislação do bem-estar animal, começou a verificar-se falta de produto face à procura. Daí a necessidade de se recorrer aos mercados externos, espaço que a Espanha já vem ocupando. Agora é chegada a vez de Portugal também poder ver aberta mais esta porta, que em muito ajudará a equilibrar o setor da suinicultura.

Enquanto, o mercado chinês está prestes a começar, a exportação de suínos para a Colômbia ficou totalmente livre.