Redação (18/10/06) Sobre as tendências até o final do ano, Desouzart destaca que será um momento positivo, entretanto há uma recuperação de mercado de todas as proteínas animais, não só de carne suína, isso esta levando há uma situação de aumento dos alojamentos de produção. Já temo que haja excesso produtivo de carne de aves já a partir da segunda quinzena de novembro. Mas como neste período haverá o desencadeamento da campanha natalina, poderá minimizar os efeitos.
Segundo o consultor, se não houver uma prudência em adequar a produção à demanda e um controle na empolgação oba melhorou o preço, vou tirar o atraso, a tendência é que venha uma nova crise por superoferta, falo isso num complexo carne como um todo, observando que em curto prazo, a perspectiva é positiva.
Desouzart alerta porém que o ano de 2007, exige prudência a medida em que os gastos feitos para garantir a reeleição, terão que ser pagos e não acredito que vão ser pagos com redução de gastos públicos e sim pagos através de mais aumento de impostos e contenção de salários e conseqüência nós vamos ter um 2007, menos favorável a uma expansão favorável de demanda. A compensação é que se não houver desgraças maiores, o mercado externo deve se recuperar no ano que vem.
Sobre o mercado russo, Desouzart disse que ele vem se repetindo desde outubro de 2005, porque a Rússia funcionará de acordo com os interesses políticos. É imprudente que tenha se baseado a expansão da suinocultura em cima de um movimento exportador, contemplando um único país. Esta foi a fórmula para entrar em sair de crise numa verdadeira montanha russa. A solução que está sendo proposta com a Campanha de Marketing da carne suína, promovida pela ABCS, é extremamente interessante, porque não pretende o encolhimento das exportações, mas dar ao segmento uma sólida demanda interna o que propiciaria inclusive maior competitividade nas exportações.
Finalizando, Osler Desouzar afirma: Não contem com os russos, que é mais ou menos como aquele negócio de comprar bilhete de loteria, as vezes você pode ganhar, mas na maioria das vezes você perde e só paga o preço do bilhete.