O Índice Ceagesp, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de 150 produtos e serve de referência para as oscilações agrícolas no atacado de São Paulo, caiu 3,29% em maio, motivado principalmente pela retração nos preços das verduras (que anteriormente haviam subido por conta da estiagem). Nos cinco primeiros meses do ano, o indicador acumula alta de 1,89%. E, nos últimos 12 meses, a elevação é de 1,03%.
“Estamos em um período bastante favorável à produção e de retração no consumo. Além da ótima qualidade, os preços estão reduzidos para mais de 90% dos produtos pesquisados. Com tantas opções de compra, a inflação do setor de hortifrutícolas em 2014 já é menor que a medida pela maioria dos indicadores”, diz Flávio Godas, economista da Ceagesp, em nota.
O indicador de preços médios para as verduras caiu expressivos 19,21%; pescados, 4,93%; frutas, 0,85% e o setor de diversos, que inclui ovos, coco seco e cebola entre outros itens, caiu 6,93%. O único indicador a subir no mês foi o de legumes, que registrou aumento de 0,23%.
Para o mês de junho, a tendência é de redução nos preços da maioria das frutas, legumes, verduras e pescados comercializados na Ceagesp. O setor de diversos, impulsionado pela queda de preços da batata, também deverá continuar com preços em declínio. Somente alguns aumentos pontuais em razão da sazonalidade ou demanda aquecida deverão ser observados. “Este quadro, porém, poderá se inverter somente se ocorrerem geadas nas regiões produtoras”, diz Godas.