Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Preço suíno sobe em MG

<p>O preço do animal subiu em Minas Gerais. Os suinocultores mineiros estão otimistas por causa das festas de fim de ano.</p>

O mês de outubro foi muito bom para os criadores de suínos da região do Alto Paranaíba, noroeste de Minas Gerais.

O preço do quilo vivo subiu de R$ 2,50 para R$ 2,80. Nessa época do ano o aumento do preço pago para o produtor já é tradicional por causa da maior procura da carne de porco para as festas de fim de ano.

O suinocultor, Saulo Vieira, de Pato de Minas comemora o momento que é muito diferente do que no mesmo período do ano passado.

“A expectativa para esse ano é melhor do que a do ano passado. Como houve aquela crise mundial nós perdemos o preço no final do ano. No início do ano nós começamos a recuperar o preço, pois veio o advento de outra crise, a gripe H1N1, que derrubou os preços. Agora, recentemente, nos voltamos a recuperar a margem”, afirma o criador.

O aquecimento do mercado pode ser visto também no frigorífico da Cooperativa de Suinocultores de Patos de Minas. O volume de abate diário aumentou de 640 para 800.

“Isso se deu na preparação de estoques para o fim do ano. Nós fornecemos matéria prima para as indústrias e grandes redes supermercadistas.”, diz o gerente do frigorífico, Cléber Magalhães.