Da Redação 29/03/2004 – 09h37 – Os preços agrícolas no atacado paulista sofreram valorização de 1,2% entre os dias 18 e 25 de março na comparação entre o período de 11 a 18 de março, segundo levantamento feito pela MS Consult. O comportamento de produtos como açúcar (11,8%), soja (6,5%), milho (5,7%) e carne suína (3,5%) deu sustentação à alta verificada no período.
Fábio Silveira, sócio-diretor da consultoria, explica que a recuperação no mercado internacional dos preços do café, da soja e do açúcar – em entressafra no país até maio – influenciaram as cotações dos produtos no atacado.
O levantamento considera uma cesta de 14 produtos (soja, café, algodão, carnes, açúcar, arroz, feijão, milho, tomate, batata, trigo, leite, ovos e laranja).
Silveira também destaca a reação do milho, influenciado pelas cotações aquecidas nas bolsas internacionais, e da carne suína, que acompanhou a alta do insumo. “Já o frango, com demanda desaquecida, não consegue repassar o aumento dos custos e poderá recuar ainda mais até abril”, avalia.
A expectativa é que os preços agrícolas no atacado paulista encerrem o mês com valorização de 2%. Até o dia 25, a alta também era de 2%. A MS Consult prevê estabilidade para as cotações em abril. ” O preço médio está em um patamar muito alto e a tendência é que eles sigam esse patamar nas próximas semanas” , avalia Silveira.