Os preços de carne de frango no Brasil subiram no mês de julho e deverão manter-se acima das médias registradas no ano passado, enquanto as exportações também continuarão a crescer, segundo avaliação do Rabobank divulgada recentemente.
Em julho, o preço da carne de frango congelada no atacado em São Paulo ficou 2% acima do registrado no mesmo período do ano passado, refletindo o aumento da demanda pelo produto. “Os preços devem continuar acima dos níveis médios durante o segundo semestre, supondo que a relação entre a carne bovina e a de frango irá continuar a beneficiar o consumo de frango”, analisa o relatório do Rabobank.
A crise econômica que atinge o país tem reduzido o consumo de carne bovina, mais cara, e favorecido o das carnes de frango e suína. O reltório prevê que as exportações brasileiras de frango também deverão continuar a crescer como resultado de um real fraco em relação ao dólar, além dos desafios relacionados à influenza aviária enfrentados por competidores.
De janeiro a agosto, as exportações brasileiras de carne de frango acumularam alta de 5,5%, na comparação com o ano passado, com 2,82 milhões de toneladas embarcadas no período. Segundo o Rabobank, o Brasil foi um dos principais países a se beneficiar do cenário de gripe aviária que atinge vários concorrentes. O Brasil, que não tem casos da doença, substitui os Estados Unidos no suprimento de carne de frango em diversos mercados na Ásia, especialmente na China.