Redação AI (21/03/06)- A Comissária Agrícola da União Européia, Mariann Fischer Boel, pediu um mandato legal dos 25 membros do bloco para propor maneiras de ajudar a dar suporte aos preços do frango, que vêm despencando devido a surtos de gripe aviária.
A confiança do consumidor na carne de frango diminuiu acentuadamente em vários países da UE depois que o vírus letal da gripe aviária, o H5N1, foi detectado em pássaros selvagens em seus territórios.
“Sem ser muito específica neste momento, tais medidas devem atacar o problema e reduzir o potencial de produção (de aves) para evitar que o problema continue”, afirmou Boel.
“Outras medidas também podem ser consideradas”, disse ela em um encontro de ministros da Agricultura da UE.
Vários países, especialmente a Itália, pediram ajuda da Comissão há alguns meses. Enquanto subsídios à exportação têm sido elevados para ajudar a reduzir os estoques, nenhuma outra medida foi tomada ainda.
“Esta crise sem precedente…não é uma dificuldade normal de gerência de mercado, mas está diretamente relacionada à reação dos consumidores a notícias que se referem à gripe aviária”, afirmou.
“A queda no consumo e nos preços, portanto, precisa ser resolvida fornecendo à Comissão a estrutura legal necessária para intervir”.
Na semana passada, autoridades da Comissão sugeriram que produtores de frango da UE recebessem alguma compensação do bloco para produzirem menos.
A recente lei do bloco oferece compensação para produtores que são obrigados a sacrificar aves e desinfetar suas propriedades quando há um surto de doença. Mas isso não cobre as perdas nos rendimentos, resultado da menor confiança do consumidor.