Redação (21/08/2008)- De acordo com as empresas de embalagens, as vendas do setor não atingiram os patamares esperados. Há 3 anos atrás, os ovos orgânicos estavam em falta no mercado, já a situação atual tem vendas em declínio, gerando excedentes. "Temos um problema crescente em nossas mãos que precisa de ser resolvido com responsabilidade", disse o diretor de vendas e de contrato com fornecedores da Noble, Geoff Cooper, numa carta redigida para as empresas produtoras.
As condições atuais de mercado, analisadas pela Noble com dados da TNS, registra queda de 4,1% nas vendas entre julho de 2007 e 2008. Segundo dados do ministério da agricultura britânico, a queda é de 13% quando comparamos as vendas de julho do ano passado e 2008.
Em um esforço para enfrentar o excedente de produção, a Noble retornou as explorações biológicas de três propriedade para o ar livre (free-range) e foram contratados novos produtores, que produzam até nove aves por metro quadrado, dispostos a fazer semelhante mudança, por preocaução.
Tal procedimento ainda não foi o suficiente para resolver os atuais problemas da empresa de embalagem. Por esta razão, ela reduziu os preços pagos ao produtor em 0,09 libras pela dúzia dos ovos produzidos em granjas com até 9 aves por metro quadrado e em 0,04 libras em granjas com até 6 aves por metro quadrado e que tenham no máximo 3000 aves no plantel.
"Entendemos que este é um momento crítico para reduzir os preços que pagamos pelos ovos, mas não temos outra alternativa senão a de partilhar a situação atual de mercado", disse o deputado Cooper. "Embora o mercado esteja em crise, acredito que, a longo prazo, a procura de ovos orgânicos deve crescer e atingir os patamares adequados até 2010".
A segunda maior empresa de embalagens do país, a Stonegate, tem mantido o preço pago ao produtor. O manejo de produção diferenciado, que resultou numa quebra menor das vendas, justifica o procedimento, segundo o diretor da empresa, Richard Kempsey. "Porém, o valor pode ser alterado, afinal, os produtores reclamam da alta do custo de produção nos últimos doze meses".
Em contraste com o mercado orgânico, o mercado tradicional mostra crescimento saudável. Dados do TNS revelando um crescimento de 8,7% nos últimos 12 meses.