Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Preços globais de alimentos caem em junho com safras maiores

Os preços do alimentos dispararam durante o verão de 2012 por conta de uma seca histórica nos EUA.

Preços globais de alimentos caem em junho com safras maiores

Os preços globais dos alimentos caíram 1 por cento em junho por conta de uma melhora nas perspectivas de oferta, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nesta quinta-feira, elevando suas estimativas para as produções de trigo e milho na nova temporada.

Os preços do alimentos dispararam durante o verão de 2012 por conta de uma seca histórica nos EUA, mas perspectivas de uma recuperação na oferta mundial de grãos e previsões de clima favorável estão agora pressionando os mercados.

O índice de preços da FAO que mede as mudanças de preços para uma cesta de cereais, oleaginosas, laticínios, carnes e açúcar recuou pelo segundo mês consecutivo, para 211,3 pontos em junho, menor nível desde fevereiro.

“As perspectivas das safras são ainda melhores do que havíamos antecipado no mês passado, enquanto a demanda recuou”, disse o economista sênior da FAO, Abdolreza Abbassian.

A FAO elevou a previsão para a produção mundial de trigo em 2013/14 em 2 milhões de toneladas, para 704 milhões e a de milho para 972 milhões de toneladas, ante a previsão de 963 milhões de junho.