O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), Francisco Turra, foi convidado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar a comitiva oficial que, semana que vem, estará visitando a China.
Na terça (19/5), em Pequim, será realizado o seminário “Novas oportunidades para a parceria estratégica Brasil-China”. Além do presidente Lula, pelo governo brasileiro falarão os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito.
Em dezembro de 2008 as autoridades de Brasil e China formalizaram um acordo sanitário que abriu o mercado daquele país asiático às exportações brasileiras de carne de frango. Faltam apenas detalhes para que sejam emitidas as primeiras licenças e os embarques tenham início.
“O mercado da China é emblemático, já que é o país onde tem se verificado o maior aumento do consumo de carne de frango em todo o mundo. Hoje o produto brasileiro chega através das importações realizadas por empresas de Hong-Kong, mas que terminam abastecendo apenas o sul da China. Com a abertura do mercado as demais regiões do país também serão beneficiadas”, destacou Turra.
Segundo o Presidente Executivo da ABEF, a concretização do mercado da China irá contribuir também para a abertura outros importantes mercados da Ásia com os quais o governo brasileiro e a Associação estão em negociações, como Indonésia e Malásia.
* Com informações da Assessoria da Abef