O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Rui Vargas, fez hoje uma apresentação sobre o setor de carne suína do Brasil na Foodex Japan, maior feira de alimentos e bebidas da região Ásia-Pacífico. A presença da ABIPECS na 39ª edição dessa feira se deve à abertura do mercado japonês para a carne suína de Santa Catarina, ocorrida no primeiro semestre de 2013. A expectativa da ABIPECS é que as vendas para o Japão deslanchem neste ano.
Cerca de 30 convidados do mercado profissional de carne suína no Japão degustaram o produto de Santa Catarina. Rui Vargas e Ricardo Gouveia, diretor-executivo do Sindicarne, conversaram com esses especialistas. Jornalistas da indústria japonesa de alimentos entrevistaram Rui Vargas, Ricardo Gouveia e Francisco Turra, presidente da UBABEF.
O especialista em carne suína no Japão, Tsutomu Tsukada, falou sobre as características do mercado de seu país e principalmente sobre a concorrência.
Principais concorrentes do Brasil no mercado japonês (fonte Trademap):
Estados Unidos – 40,3% (de participação)
Canadá – 22,2%
Dinamarca – 15,0%
México – 5,9%
Chile – 3,7%
Outros – 13,0%
O Japão é o maior importador mundial de carne suína. Em 2013, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o mercado japonês importou 1,2 milhão de toneladas.